Tradicionalmente, temos visto como as mensagens publicitárias se transmitiam na maioria dos canais de uma maneira impessoal, ou seja, oferecendo o mesmo conteúdo a todos os consumidores. Contudo, cada produto tem o seu target e hoje, mais do que nunca, as marcas têm que delimitar as mensagens para o seu público-alvo.
Como chegar apenas ao consumidor que nos interessa? Ao traçar estratégias de personalização da publicidade no e-commerce, algo fácil de fazer no comércio electrónico.
Graças à segmentação das mensagens no e-commerce conseguimos:
- Uma experiência de compra melhor, com o consumidor a receber impactos relevantes e adaptados aos seus interesses.
- Maiores conversões em vendas e, por isso, um aumento no valor do carrinho de compras.
- Um produto publicitário de maior valor para o anunciante ao impactar unicamente o seu público-alvo.
O principal objectivo de personalizar a publicidade no e-commerce é evitar que as mensagens fiquem diluídas, na grande quantidade de informação a que o consumidor é submetido hoje em dia. Como conseguimos a segmentação das mensagens no marketing online? Através de dois caminhos:
– Dados em tempo real, que se obtêm através dos cookies quando se realiza uma pesquisa na internet.
– Dados históricos, que se centram nas bases de dados de dados de clientes que se registaram anteriormente.
Para entender de uma maneira mais simples: Realizou uma pesquisa sobre ténis de desporto e, ao mesmo tempo, viu produtos complementares em destaque?
Por isso, com a personalização da publicidade no e-commerce, dirigimos a atenção do consumidor para um determinado produto que encaixa no seu perfil. Ao seguir estratégias omnicanal, as empresas aumentam as suas vendas sempre que conseguem fidelizar clientes e melhorar a experiência de compra no mundo online.