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O retorno do investimento da publicidade no ponto de venda

14
Jun

ROI en el punto de venta in-Store Media PT

O consumidor de hoje em dia está sobreexposto a impactos publicitários, recebe cada dia mais de 3.000 mensagens comerciais, rejeita publicidade intrusiva e cada vez se torna mais racional e exigente nas suas decisões de compra. Assim, a chave do êxito está em escolher o momento oportuno para impactar, assim como a melhor forma de comunicar com o cliente, tanto para cumprir os objectivos de  comunicação como para optimizar o investimento publicitário.

A publicidade no ponto de venda oferece um significativo retorno do investimento (ROI). Este retorno tanto pode ser medido em vendas como em notoriedade. Através das campanhas publicitárias, gera-se uma maior visibilidade da marca e/ou produto, fidelizam-se e captam-se novos clientes e apresentam-se qualidades do produto ou serviço de maneira directa. Além da venda imediata, os anúncios procuram atrair a nossa atenção com uma comunicação que não seja intrusiva e que nos permita descobrir, visualizar e provar os produtos.

Os pontos de venda, de qualquer tipologia, são concebidos cada vez mais como grandes showrooms ou montras. Estes são um lugar chave para a decisão de compra. Apesar das aquisições online estarem a ganhar terreno e formarem parte da estratégia cada vez mais omnicanal e digital das marcas, 82% das decisões ainda são feitas na loja. O ponto de venda é o lugar onde os consumidores conhecem 78% das inovações de produtos – o dobro do que noutros meios como a televisão ou internet. A loja física continua a ser, por isso, mais receptiva e menos saturada.

Após estudos realizados pela in-Store Media, sabemos que a publicidade no ponto de venda alcança, em média, um aumento de 17% nas vendas, um aumento de 44% da intenção de compra, um aumento de 54% no top of mind – marca ou produto que surge em primeiro lugar na mente do consumidor – e um aumento de 22% na spontaneous awareness – consciência espontânea da marca por parte do consumidor.

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