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Comunicar no Ponto de Venda

4
Jan

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A in-Store Media criou um guia que explica os factores mais importantes da comunicação com o shopper no momento de compra. Para elaborar este guia, realizou-se um estudo com a empresa Salvetti & Llombart com o objectivo de conhecer as dinâmicas de compra dos lares espanhóis.

Para comunicar no Ponto de Venda devem ter-se em conta três actores principais: a marca, a loja e o shopper.

Em primeiro lugar devemos definir o objectivo da marca. A mensagem será diferente dependendo se se quer comunicar uma inovação, uma promoção ou simplesmente branding. Em todos os casos, o produto deve ser o protagonista e mensagem deverá ser curta e directa.

O segundo factor a ter em conta é o lugar onde vamos comunicar. Devemos combinar meios Out-Store, para captar a atenção do consumidor, meios in-Store, para modificar o itinerário habitual do shopper e/ou meios in-Store linear, para influenciar na decisão de compra.

A finalidade do produto é, para o shopper, o último factor importante. Distinguimos entre produtos de necessidade ou produtos “capricho”. Para todos os produtos de necessidade a mensagem deve ser racional e deve estar centrada no benefício. Se se trata de um produto “capricho” a comunicação tem de ser sensorial e deve estimular a gratificação.

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